Saiba que fatores podem ajudar na hora de se recuperar de um feedback negativo no ambiente de trabalho

Feedback negativo

O feedback positivo é objetivo principal e constante de quem está inserido no mercado de trabalho e almeja o crescimento de carreira. No entanto, nem sempre é possível alcançá-lo em todas as tarefas que se exerce e, saber como lidar com o feedback negativo – que surgirá em algum momento – também é de grande importância para seguir de acordo com seu plano de carreira.

A perda da motivação e da confiança na sua própria capacidade são algumas das piores consequências para um funcionário que acaba de receber um feedback negativo por parte de seus superiores. No entanto, uma ocasião do tipo pode ser, também, uma ótima oportunidade para se desenvolver ainda mais dentro de um cargo ou corporação, pois, embora sejam difíceis de engolir, críticas podem, também, ajudá-lo a se tornar um profissional melhor e, principalmente, a evitar erros no futuro.

Não levar para o lado pessoal uma crítica por um trabalho que deixa a desejar é o primeiro fator que um funcionário deve levar em consideração, já que, determinados limites devem ser estabelecidos no ambiente corporativo e, misturar o pessoal com o empresarial pode ser perigoso nesse tipo de situação.

Ficar na defensiva também é uma reação comum entre os que recebem um feedback negativo. Entretanto, nesses casos o importante é que o colaborador identifique o seu temor e suas inseguranças para sair deste “estado defensivo”, entendendo as causas que o levam a ter tal tipo de reação diante de uma crítica e, principalmente, aceitando o fato como uma oportunidade de melhoria e crescimento – ao invés de tomar o retorno negativo por parte da chefia como uma sentença de queda profissional.

Perdoar-se pelo erro também é algo importante para superar uma crítica no ambiente de trabalho, pois, é a partir disso que um colaborador pode aprender com seus erros e melhorar sua atuação. Lamentar-se sobre equívocos leva tanto à insatisfação profissional quanto ao pensamento diminuto de suas capacidades, fatores que só ajudam para que a produtividade de um funcionário caia e os feedbacks futuros sejam ainda mais negativos.

Imagem: reprodução

email